CURSO EMPRETEC

Informação vale mais que dinheiro

 

Julho de 2015, foram 6 dias de imersão

O Empretec é um seminário desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU), promovido em 34 países. Aqui no Brasil, ele é ministrado exclusivamente pelo Sebrae.

São seis dias de atividades, oportunidade em que os participantes são estimulados a potencializar 10 características empreendedoras capazes de transformar o seu negócio e a sua vida.

Você desenvolverá as características do comportamento empreendedor e terá a oportunidade de vivenciar mudanças comportamentais, revendo os próprios conceitos e atitudes.

Conteúdo programático São 60h de capacitação em atividades práticas que apontam como um empreendedor de sucesso age, tendo como base 10 características comportamentais:

1. Busca de oportunidade e iniciativa

2. Persistência

3. Correr riscos calculados

4. Exigência de qualidade e eficiência

5. Comprometimento

6. Busca de informações

7. Estabelecimento de metas

8. Planejamento e monitoramento sistemáticos

9. Persuasão e rede de contatos

10. Independência e autoconfiança

Antes de imergir nesses 6 dias eu passei por uma sala onde havia uma psicóloga e uma assistente, la foram feitas varias perguntas sobre minha vida e sobre o motivo de eu estar querendo fazer o curso.

Isso faz parte de um processo do Sebrae para saber se estamos no momento certo de fazermos o curso, esse processo é feito devido o curso ser único, isso mesmo, a pessoa só pode fazer esse curso uma vez na vida.

Fui atestado como apto para fazer o curso, no primeiro dia de curso os facilitadores (professores) passam a grade do que vai acontecer durante os 6 dias curso.

No primeiro dia caso alguém queira desistir e fazer o curso em outro momento é possível, do segundo dia para frente caso alguém decida desistir não haverá uma outra chance de fazer o curso novamente, essas eram as regras em 2015.

O que aprendi desde o primeiro momento que decidi fazer esse curso é que empreendedores precisam ter comprometimento caso queiram ter sucesso de verdade, e que as vezes não teremos uma segunda chance.

Divisor de águas

Para mim esse curso foi um divisor de águas, um choque de realidade eu confesso. Achava que só por ter um CNPJ e uma empresa aberta eu era empresário. Estava bem longe de ser um empresário, na verdade eu era escravo do meu trabalho como a grande maioria é porém não sabem ou não querem saber.

Na minha empresa eu era o primeiro a chegar e o último a sair sempre, eu achava isso super normal, no começo isso é comum pois precisamos estruturar a nossa empresa, mas apenas no começo e não todos os dias de domingo a domingo por meses e chegando a ficar nessa corrida dos ratos por anos e anos.

Além de ser o primeiro a chegar e o ultimo a sair, sem mim a empresa não andava, ela se arrastava. Isso é ser empresário? Para mim era, até chegar no Empretec e começar a entender o que é ser um empresário ou empreendedor de sucesso.

Lá eu aprendi que um empreendedor precisa estruturar a empresa para andar sem ele, pode parecer obvio mas para mim isso não era.

Eu nunca tinha estudado sobre o assunto antes e muito menos tive alguém como base para me espelhar ou me aconselhar, mas isso não foi desculpas para ficar de braços cruzados.

Comecei errado, fiz o processo inverso, abri a empresa e fui me aperfeiçoar depois, e o correto no meu ponto de vista é estudar e se aperfeiçoar sobre a área de atuação antes de abrir o negócio ou empresa.

 

Não tem como ter a certeza de que o nosso negócio dará certo, mas temos como diminuir os ricos conhecendo mais sobre o mercado que estamos pensando em atuar.

 

Por isso digo que o Empretec foi um divisor de águas para mim, todos os exercícios e dinâmicas do curso me fizeram enxergar melhor, quanto mais eu enxergava, mais me dava conta de quantas decisões erradas tinha tomado, tudo por falta de informação.

 

Os humildades andam mais rápido

 

Foram 6 dias bem intensos, não foi só para mim que foi um divisor de águas, na época a minha empresa era de reforma, mas na sala tinham mais de 30 pessoas de seguimentos totalmente diferente do meu.

Tendo contato com essas pessoas outra coisa que aprendi la dentro é que quanto mais humilde nós formos mais rápido vamos aprender e menos vamos passar vergonha ou até mesmo quebrar a cara pela arrogância.

Era um desafio para algumas pessoas assumirem que estavam agindo errado, nos 3 primeiros dias muitos mantiveram a sua opinião gerando até discussão na sala, mas do quarto dia para frente todos conseguiram enxergar que na verdade suas empresas poderiam melhorar, não eram todas que estavam totalmente errada, mas todas as empresas precisavam passar por alguns ajustes.

O quinto e o sexto dia pareceram que foram um só dia de tão intenso que foi, uma intensidade boa, uma intensidade que me fez evoluir, pude enxergar que posso produzir muito mais do que eu achava que podia.

Todo grande negócio é feito de processo, nada vai acontecer do dia para noite, se alguém um dia falou para você que empreender é fácil essa pessoa mentiu para você.

Esteja preparado para ser desafiado todos os dias, esteja preparado também para colher frutos que uma carteira assinada nunca lhe daria.

 

Mas por qual motivo estou escrevendo esse depoimento aqui?

 

Pelo simples motivo de enxergar que muitas pessoas buscam por informações e grande maioria não conseguem.

Muitas acabam tomando decisões erradas por falta de informação, por esse motivo deixo aqui minha experiência com o Empretec.

Quando finalizei o curso o facilitador bateu nas minhas costas e disse…. Parabéns, agora você deixou de ser um zumbi.

Hoje entendo essa frase perfeitamente, enquanto eu não tinha a informação correta eu andava batendo cabeça por agir sobre os meus achismos ou por seguir opiniões de pessoas que achavam que sabiam algo.

Quanto eu sei o que fazer e como fazer eu não fico batendo cabeça, posso até não acertar nas primeiras vezes, mas posso persistir por saber que é só questão de tempo para dar certo.

 

Quero empreender, por onde começo?

 

Se você tem vontade de empreender mas não sabe por onde começar, comece buscando conhecimento em fontes fortes e segura, o sebrae é uma delas.

O Empretec é pago, mas eles fornecem muitos outros cursos gratuitos, fornecem até consultorias gratuitas.

Busque informação e não opinião, opinião qualquer um pode dar, mas a informação correta só quem tem autoridade sobre o assunto.

 

Espero ter te ajudado, sucesso para nós!

Receba conteúdo de altíssimo valor sobre empreendedorismo!

osandrosantos

osandrosantos

Empreendedor. Creio que quanto mais conhecimento mais rápido e maior será o crescimento das pessoas!!

Website: